domingo, 25 de março de 2007

É canalhice escondida atrás de diploma !!!

Leiam isso:
"Apagão aéreo fez Infraero fechar 2006 no vermelho"
Estatal dos aeroportos teve perda de R$ 135 milhões
O Globo, 25/03
Olha, eu nunca entrei num avião. Outro dia subi na laje para detectar alguma possível telha quebrada, e fiquei no maior cagaço, que piorou na hora de descer. Ou seja, morro de medo, entre outras coisas, de altura. Mas essa droga desse "apagão aéreo" encheu o saco. PQP !!!
Por quê essa porra da Veja não colocou o craterão do Metrô do Alckmin na capa daquela bosta de revista ?
Que se dane a classe média !!
Eu não entendo nada de avião, aeroporto, embarque. Então me dispus a ler algumas matérias de jornais ( foram bem poucas ) a respeito do "apagão", algumas páginas de revistas ( como a Exame, que entrevistou o presidente da TAM e o título da matéria não dá margem para dúvidas: "Nós ( a TAM ) erramos.". Reconhecendo seu papel no rolo ( putz, sem trocadilho, mas ficou legal ) todo, esse papo de overbooking, ou seja, a contribuição do patrocinador do SPFC ao enrosco aéreo.
Mas não vou falar sobre isso, que as anotações estão em outro lugar e eu preciso delas. Uma coisa: existe certa pressão das companhias, dos "especialistas" a seu soldo, para que o governo ( acho que o Federal ) construa uma nova pista no aeroporto de Guarulhos.
Se lembro bem - considerando a hipótese de que eu tenha entendido alguma coisa - o governo garante ( prevê ) a reforma e ampliação do "terminal de passageiros" ou sei lá. Acontece que, segundo matéria da Folha, pouquíssimos aeroportos concentram quase todo o movimento aéreo do país, Cumbica inclusive. É mais lucrativo, anotem isso.
Existem lugares ociosos ( acho que a Carta Capital fala disso essa semana ) e o desejo de empresários para que as prefeituras dessas localidades dêem subsídios, incentivos para que entrem nas rotas.
Posso estar errado em meu raciocínio. Acho que há uma tentativa de insuflar uma espécie de guerra, como aquela "Guerra Fiscal", só que envolvendo municípios ou aeroportos. Cada um oferecendo maiores vantagens, aquela concorrência de que falam tanto.
E se, nessa briga toda, o governo resolve ceder e acaba construíndo mais uma pista em Guarulhos? As companhias irão "voando", tornando a abandonar os outros aeroportos menores, como está hoje em dia. Voltará a concentração em poucos aeroportos. É isso o que querem.
Voltando ao assunto original.
Lendo melhor o texto do Globo a que me referi, dei conta de que não foi o apagão aéreo que causou esse suposto prejú de 135 milhões. A empresa teve, isso sim, que reconhecer uma dívida vencida da Varig, no valor de R$ 185 milhões ( não entendo de contabilidade, estou apenas relatando ) e o artigo admite que, sem esse procedimento, haveria um lucro de R$ 8,9 milhões. Além disso, e a canalhice está aqui, o prejuízo da Infraero em 2006 foi 3 VEZES MENOR que 2005 !!! Naquele ano, o prejú foi de R$ 458 milhas ( sem trocadilho ).
Ajudando com o rombo, contribuiu com 25,5 milhões para o esforço federal do superávit primário, 5 vezes mais que o previsto inicialmente.
Enfim, aproveitando a zona, botam todo o tipo de informações para reforçar a imagem caótica da aviação, somente esquecendo de lembrar dos pilotos americanos e da denúncia da Carta Capital, que alega ter a rede Globo ignorado o acidente para noticiar o dinheiro do dossiê, possivelmente para prejudicar a candidatura Lula. Se fizerem CPI, vão lembrar disso ?

Etiquetas: , , , , , ,

I heart FeedBurner Monitorado por Cyclops