domingo, 20 de maio de 2007

Operação Navalha: Nunca antes na história desse país se prendeu tanto!!!

O noticiário sobre a mais recente operação da Polícia Militar, a Operação Navalha, de acordo com editorial da Folha deste domingo "Não poderia ser mais eclética" por conta da "composição partidária dos acusados", que contém políticos de partidos da base de apoio do governo federal e da oposição a ele. Um governador do PSB do Maranhão, um prefeito do PSDB de Mato Grosso, um prefeito do PT da Bahia, sobrinhos do governador do PDT maranhense, filhos de um ex-governador sergipano do DEM e um deputado do PMDB do Distrito Federal.

Claro que na manchete de capa da edição da Folha em questão, como de costume, só apareceu o acusado do PT. E no portal de internet UOL, pertencente ao jornal, a manchete que permaneceu o sábado quase inteiro dizia que Lula estaria "preocupado" com as ações da PF.

Para o cidadão que não se preocupa muito com política - e que compõe a maioria dos brasileiros -, a notícia que a grande imprensa está passando é a de que o governo Lula, mais uma vez, é alvo de escândalo. É uma "notícia" fugaz e, inclusive, pretende sê-lo. Não dá para sustentar essa tese muito tempo. E não dá para ficar citando muito a mesma Polícia Federal que a imprensa tucana, vira e mexe, acusa de "petista", como no caso da conclusão de investigação dessa mesma PF que determinou que os pilotos americanos do jatinho Legacy que bateu no avião da Gol no ano passado, foram os culpados pelo desastre.

A PF "petista" que mídia e oposição dizem existir quando alguma de suas investigações incomoda o PSDB - como no caso Daslu, em que essa mídia disse ter havido "espetáculo" da PF porque seu flagrante atingia, de alguma forma, o ex-governador Geraldo Alckmin - não é a mesma PF que, republicanamente, incomoda petistas. Mas, enfim, acredito que até o tucano mais empedernido reconhece que a PF de Lula trabalha como não trabalhou em governo algum desde que foi criada, pois incomoda tanto o partido do governo (que a controla) quanto a seus adversários.

Evidência ainda maior de que as instâncias de investigação controladas pelo Estado funcionam com absoluta seriedade e transparência sob o governo petista de Lula é a forma limpa, democrática e apartidária com que o procurador-geral da República age em relação a quem o nomeou. A independência de Antonio Fernando de Sousa (o procurador-geral) fez com que fosse citado incessantemente pela mídia e pela oposição para atacarem Lula e o PT.

Quando os tucanos governavam o país e mandavam na Polícia Federal, ela era um instrumento de perseguição dos adversários políticos deles e jamais incomodava alguém vinculado ao PSDB. Vejam que a PF, às vésperas do primeiro turno da eleição presidencial de 2002, vencida por Lula, foi instrumentalizada para derrubar a candidatura de Roseana Sarney, então do PFL, através do flagrante de uma montanha de dinheiro como a do caso do "dossiê antitucano". A foto da dinheirama foi exibida fartamente na imprensa até demolir a candidatura de Roseana, então ascendente, abrindo caminho para a candidatura Serra, posteriormente derrotada. E não vamos nem gastar tempo com o procurador-geral da República indicado por FHC, que ficou conhecido como "engavetador-geral da República".

É por isso que me declaro satisfeito por ter votado e continuar votando no PT. Quando ele está no poder, é fiscalizado pela Polícia, pelo Ministério Público e pela mídia de uma forma como os políticos de direita, quando estão no poder, não são, pois nomeiam apaniguados para chefes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. E nem preciso dizer que a mídia, quando a direita está no poder, é dócil como um gatinho. Claro que não preciso dizer, mas digo.
( Do blog de Eduardo Guimarães, publicado sob o nome original "Por que votar no PT" )

Etiquetas: , , , , ,

I heart FeedBurner Monitorado por Cyclops