segunda-feira, 25 de junho de 2007

Cidadão Catarinense, Roberto Requião ( que, ao contrário do PSDB de São Paulo, combateu os bingos e caça-níqueis ) detona serviçais do "Mercado"

Governador critica neoliberalismo e submissão aos interesses do mercado
( Governador Roberto Requião recebe título de "Cidadão Catarinense" do colega Luiz Henrique )
Na solenidade em que recebeu o título de Cidadão Catarinense, da Assembléia Legislativa e do Governo de Santa Catarina, o governador Roberto Requião fez um discurso incisivo de crítica ao neoliberalismo, à globalização e à submissão ao mercado financeiro especulativo. “Nenhum país da periferia do mundo dos ricos avançou, desenvolveu-se, distribuiu renda, venceu a pobreza, reincluiu os marginalizados, eliminou as prescrições neoliberais. Os próprios organismos financeiros internacionais e as tais agências de desenvolvimento reconhecem”, afirmou.
Além dos entraves ao crescimento econômico e social, e a reprodução das desigualdades, o modo de vida consumista que predomina na sociedade ameaça, também, a sustentabilidade e a sobrevivência do planeta, observou o governador em seu discurso. “Há uma incompatibilidade ‘in limine’ entre a sobrevivência do planeta e a construção de outros de modelos de consumo como os existentes. Não há matéria-prima, energia, florestas, água, não há mares, rios, oceanos, não há vida na terra que suporte esse desenfreio”.
Requião reiterou que o Brasil precisa construir sua própria identidade. “Brasil nação para nós. Não o Brasil país para os outros, reproduzindo as condições coloniais. Um povo que sobrevive nas condições em que estamos estacionados há tantos séculos, esse povo tem valentia, disposição, coragem e determinação para construir seu próprio caminho.”

Agência Estadual de Notícias/ PR

Etiquetas: , , , ,

I heart FeedBurner Monitorado por Cyclops