segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Saibam que esta época do ano não me amolece!! Bebam muito e morram!!

Família unida, sorridente, e em paz só existe em propaganda de Chester ou de celular. Ponto. Esse carinho todo, essa afeição, esse amor incondicional não existem. O Apocalipse tarda.
A vida tornou-me cínico. E agora tenho uma tese: já ouvimos falar que a data em que é comemorada o Natal, foi apropriada pela Igreja Católica sendo, na verdade, uma comemoração pagã. Se não estou equivocado, tratava-se de celebrar o solstício ( que nem sei direito o que é isso, mas não vou procurar num dicionário e fingir saber ) no hemisfério norte.
Pois bem. De nada adiantou. Séculos depois, o Natal cristão tornou-se uma festa pagã. Um retorno à essência da coisa. Não me venham dizer que há alguma celebração religiosa ( religare ) ou metafísica nisso tudo. Não me convencerão, já que me vem à mente a imagem do sujeito bebaço que estava no ônibus e vomitou, tirou a camisa "dentro do veículo" - o que é proibido - para limpar a boca e ainda achou ruim quando o cobrador chamou-o à razão. Mexeu com sua macheza. Aliás, ontem mesmo, em outro ônibus, uma mulher com um dos braços engessado teve que PEDIR para outra fulana dar-lhe o lugar num assento que, ainda mais, tratava-se de um assento RESERVADO. E a intrusa ainda olhou para trás, procurando um lugar. Deu a impressão que, se não houvesse ( como de fato não tinha ) lugar, ela não cederia à mulher engessada. Ficou de pé e, quando surgiu um lugar, saiu esbarrando e atropelando as pessoas - eu, inclusive, podia ter pego o lugar, mas não sou um predador deste quilate. Já que ela fazia tanta questão do lugar, fique com ele. Prestem atenção: ESTA É A REGRA.
Esse período do ano traz a ruindade à tona, ainda mais se conjugarmos com uma ligeira melhora no poder aquisitivo das pessoas. Estas bestas-feras não se importam com Cristo, nem com os Reis Magos, apenas em encher o bucho, se embebedar e - em muitos casos - brigar e se matar. Isso, enquanto fazem as compras natalinas. Na data celebrada, propriamente dita, é levemente pior.
O fato de ter um ( "um" é modo de falar: eram mais que isso) sambão no último volume perto de casa, às duas da manhã, é apenas um detalhe insignificante, já que isso acontece o ano todo, e essa época de "festas" não teria que ser diferente.
Contudo, não estou dizendo que isso seja ruim ou bom. Apenas acho que lembra mais uma orgia pagã. Nada de recolhimento ou de oração. Se você se considera Cristão ( não é meu caso ), abandone estes festejos e vá distribuir sopa aos pobres. Aí o sentido do Natal que o Ocidente pensa comemorar será um pouco retomado. Ponto.
De qualquer modo, um Feliz Natal e um Bom Ano Novo a todos. E juízo.

Etiquetas:

I heart FeedBurner Monitorado por Cyclops