quarta-feira, 28 de maio de 2008

Parque Getúlio Vargas em criação na Moóca!!

Leiam as notícias abaixo ( os grifos são meus ):
SP ganhará 33 novos parques até o fim do ano
A Prefeitura de São Paulo aproveitará terrenos abandonados para criar 33 novos parques até o fim do ano, multiplicando por dois o número de espaços públicos de lazer na capital paulista. Entre os bairros escolhidos para a iniciativa, os mais pobres e populosos da cidade, ao lado de Centros de Educação Unificados (CEUs). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Com a entrega dos 33 parques, o número, que era de 31, subirá para 64. Segundo o o titular da secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, outras 40 áreas ficarão separadas, a maioria com desapropriação aprovada. "A idéia de que a cidade não tinha área livre era uma falácia. Algumas estavam cobertas de entulho. Havia algumas ocupadas de forma irregular e outras estavam abandonadas. Mas que elas existiam, existiam", afirma.
"Houve uma integração entre Prefeitura e Estado, entre secretarias e autarquias, nunca vista antes", disse o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andréa Matarazzo. "Algumas dessas áreas serão instaladas em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia ( Emae ).
O subprefeito da Capela do Socorro ( zona sul ), o físico Valdir Ferreira, foi o que mais se empenhou em localizar novas áreas e buscar parcerias. A região, que inclui bairros que não tinham nenhuma opção de lazer, ganhará oito áreas. "Certamente a demanda será muito forte. Veja bem, o distrito tem a mesma população de Osasco, mais de 700 mil habitantes. Há lugares em que não há nem rua direito", diz Ferreira.
Um terreno de 13,6 mil metros quadrados em Pinheiros, na zona oeste, dará lugar a um parque único na capital. O local, ao lado da Editora Abril, na Rua Sumidouro, abrigou, durante 40 anos, um incinerador da Prefeitura e será, a partir de setembro, a Praça Victor Civita - em homenagem ao fundador da empresa de comunicação vizinha. A contaminação será contida com a colocação de uma camada de solo acima do existente no local.
Redação Terra, 22.05.08
Sigam com a leitura, por favor ( pode-se pular até chegar a área em destaque, mas não é recomendável ):
TODOS CONTRA SÃO PAULO: COMO EM 1930
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 1109
Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
. Trecho de um autor desconhecido, recolhido na internet, sobre uma entrevista que o Governador Aécio Neves deu em Paris, em 2005, à revista Paris - Match:
“ ... nessa entrevista o governador de Minas conta que se acertou com o atual presidente: depois do segundo mandato de Lula, ele, o tucano Aécio, será candidato com o apoio do PT.”
. O Conversa Afiada já registrou algumas vezes que Aécio considera que agora é a vez de Minas: chega de São Paulo.
.
Clique aqui para ler.
. Aliás, nas eleições de 2006 se percebeu que uma das razões para Geraldo Alckmin ter tido no segundo turno menos votos do que no primeiro – fato inédito em países onde há dois turnos, com voto obrigatório – foi que Aécio “cristianizou” Alckmin em Minas.
. Veja o que aconteceu nas eleições de 2006 em Minas e, especialmente, em Belo Horizonte: Eleições 2006, fonte TSE
Resultado Final 1º turno – Minas Gerais
Lula 5.192.439 votos 50,80%
Alckmim 4.151.507 votos 40,62%
Resultado Final 1º turno – Belo Horizonte
Lula 588.898 votos 44,53%
Alckmim 521.072 votos 39,40%
Resultado Final 2º turno/MINAS GERAIS
Lula 6.808.417 - 65,19%
Alckmim 3.635.228 - 34, 81%
Resultado Final 2º turno/BELO HORIZONTE
Lula 848.978 - 63,18%
Alckmim 494.749 - 36,82%. Ou seja, o entendimento entre Lula e Aécio já ocorreu e ajudou a decidir uma eleição.
. O Presidente Lula disse a um interlocutor que, naquela cadeira, pode sentar qualquer um – menos o Serra.
. O PiG tem uma certa dificuldade de entender o que acontece com a aliança PSDB/PT/PSB na eleição para prefeito de Belo Horizonte.
. O PiG, especialmente o de São Paulo, não entende nada do que se passe além do Vale do Paraíba.
. Se é que entende o que se passa até o Vale do Paraíba ...
. É que o resto do Brasil vai se organizar inevitavelmente em torno do “chega de São Paulo”.
. Como em 1930.
. São Paulo tem a peculiaridade de celebrar derrotas.
. Por exemplo, a Revolução “Constitucionalista” de 32, que sobrevive nos monumentos, ruas e avenidas de São Paulo (a Av. 9 de Julho, uma das mais belas “artérias” do mundo, é um exemplo).
. Não é por acaso que São Paulo é a
única metrópole brasileira que não tem uma Avenida Getúlio Vargas.
. 32 foi uma derrota retumbante.
. Um “segundo turno” da Revolução de 30 – e deu errado.
. O PiG, o PSDB/PFL, o Farol de Alexandria, a Fiesp, os bancos, o presidente eleito José Serquércia (*), o aparato cultural, “a força da grana”, todos, unidos, pretendem transformar o Brasil num Maxi-São-Paulo.
. Quando isso não for mais possível, essas mesmas forças se unirão de novo para replicar a Bolívia e tentar a Secessão, como Santa Cruz de la Sierra.
. ( Os paulistanos talvez prefiram ser comparados aos neofascistas do Berlusconi que ficam no Norte da Itália ... )
. O PiG não discute disso, porque tem como premissa a hegemonia de São Paulo.
. É uma realidade física que não merece ser questionada.
. Como a Lei da Gravidade.
. Mas, está em questão, sim.
. O acordo de Belo Horizonte é apenas uma expressão disso.
. (E o PT nacional é o último a saber ...)
. O resto do Brasil se cansou da “elite branca”.
. Se cansou do preconceito contra os nordestinos.
. Do controle sobre o aparelho de Estado, para dar, primeiro, a São Paulo.
. Do boicote a qualquer tentativa de distribuir a renda.
. Como eu ouvi neste domingo: “o etanol vai para o saco porque os trabalhadores dos canaviais vão preferir o Bolsa Família...”
. São Paulo foi o centro de operações para derrubar a CPMF.
. São Paulo é a sede do “Cansei”.
. São Paulo é onde fica o PT de São Paulo, que o que mais quer é ser tucano de São Paulo.
. São Paulo é o motor do regresso.
(*) Com a vitória da “BrOi” e a capitulação do Presidente Lula a Daniel Dantas, Dantas vai botar mais US$ 1,2 bilhão no bolso para jogar todas as fichas, como sempre, em José Serquércia. É bom não esquecer que a irmã de Dantas financiou uma empresa da filha de Serra:
clique aqui para ler.
PROSSIGAM:
Getúlio Vargas e a Era Vargas
Vida de Getúlio Vargas, Revolução de 1930, Estado Novo, Era Vargas, história do Brasil República, nacionalismo, desenvolvimento econômico, "o petróleo é nosso", direitos trabalhistas, industrialização, desenvolvimento industrial brasileiro, suicídio de Vargas

Getúlio Vargas

Vargas: uma das figuras políticas mais importantes da História do Brasil
Biografia: Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.
Realizações : criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o
salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
O Segundo Mandato
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do "Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.
O suicídio de Vargas
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.
Conclusão
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
TÁ ACABANDO:
Agência Estado, 28.05.08
Várias manifestações pelo Dia Nacional de Luta pela Redução da Jornada de Trabalho, em diferentes regiões da capital paulista, prejudicaram o trânsito na cidade na manhã de hoje. As passeatas, organizadas pelas centrais sindicais, entre elas a Força Sindical, reuniram, junto com outras categorias, metalúrgicos e funcionários da construção civil.
Na Marginal do Pinheiros, os manifestantes ocuparam duas faixas de rolamento da pista sentido Interlagos e, por volta das 8 horas, estavam junto à Ponte Ary Torres. Outros grupos estavam localizados na zona sul. Um deles, na avenida Luís Carlos Berrini, junto coma rua Quintano, ocupava uma faixa da direita e a calçada da via. Perto dali, na Vila Olímpia, cerca de 60 manifestantes da construção civil ocupavam a faixa da direita, junto com um carro de som.
Na zona leste, o protesto estava concentrado na Avenida do Contorno, próximo à estação Corinthians-Itaquera do Metrô, e na avenida Presidente Almeida Couto, junto com a avenida Presidente Costa Pereira, onde os manifestantes estavam começando a se reunir para iniciar a passeata.
Segundo informações da Polícia Militar, funcionários das empresas Volkswagen e Mercedes, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista, estavam se concentrando nos pátios das empresas. No interior, os sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado farão manifestações em 32 cidades.
E, FINALMENTE:
Parque Verde da Mooca
COLUNÃO, Folha de Vila Prudente, 23 a 29.05.08
Diversos leitores e entidades enviaram carta ao colunista pela aprovação da Lei que cria o Parque Verde da Mooca, na área do antigo depósito da Esso, na Rua Barão de Monte Santo. Destaco duas delas: a da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Mooca, assinada por seu superintendente Antonio Viotto Netto. A outra de Francisco Aparecido Romanucci, mooquense apaixonado. As palavras de elogio são reconfortantes e serão rateadas com os autores do projeto, vereadores Adilson Amadeu e Domingos Dissei e com a própria Associação Comercial que esteve e está conosco nesta luta.
CONCLUSÃO: A área, situada na Moóca, e que pertenceu à Esso, está em vias de se tornar um parque; o parque a surgir não parece ter sido batizado ainda; Victor Civita tem uma praça batizada com seu nome e Roberto Marinho, uma avenida; isso significa que, por mais erros que uma pessoa tenha cometido em vida ( óbvio; em morte é que não seria ), ela ainda pode batizar uma rua, avenida ou praça.
Em recente pesquisa, publicada pela Folha, em que foram ouvidos diversos personagens de destaque no Brasil, Getúlio Vargas foi eleito o "Maior Brasileiro de Todos os Tempos", ou algo assim.
Getúlio criou várias das leis que perduram até hoje, e que deram, finalmente, alguma dignidade aos trabalhadores do Brasil. Você tem direito ao registro em carteira, por exemplo, graças a Getúlio.
A Esso deixou de operar no Brasil, deixando uma área no bairro da Moóca à disposição e que, luta-se para isso, poderá se tornar mais um parque verde na cidade de São Paulo. A Moóca foi um bairro operário-industrial, talvez o mais importante de São Paulo à sua época, neste quesito.
Getúlio criou a famosa campanha "O Petróleo é Nosso". Olhem a Petrobrás hoje.
De acordo com o que escreve o P ( iG ), tudo o que o trabalhador faz, quando se une em manifestações reivindicatórias, é "atrapalhar o trânsito em São Paulo" ( sic! ).
Então, senhores e senhoras, acho que já passou da hora de São Paulo ( município e Estado ) , e seus descendentes de cafeicultores, seus quatrocentões e seus bandeirantes esquecerem a inveja, superarem o despeito e, finalmente, admitirem que o maior mito político e maior presidente que este país já teve, deve ser homenageado nestas plagas.
Quem tais personagens velhuscos e golpistas de polainas, casacas e pincenês pensam que são para ignorarem a história de Getúlio e, numa atitude típica do Grande Irmão, boicotarem e suprimirem de nossos logradouros o nome do grande presidente gaúcho?
É isso, amigos: se o parque que será construído tiver que receber o nome de alguém, é mais que justo, por toda a simbologia que carrega, que receba, orgulhosamente para o bairro da Moóca, o nome do mítico Getúlio Vargas!!! Passem essa idéia adiante, e vamos ver se pega.

Etiquetas: , , , , , ,

I heart FeedBurner Monitorado por Cyclops